Encontro Estadual de Representantes Sindicais

Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro aconteceu, em Porto Alegre, o Encontro Estadual de Representantes Sindicais do SINDIÁGUA.

Sabendo da importância de se conhecer o passado para compreender o presente, abrimos nossos dias de trabalho ouvindo a palestra e conversando com o economista e revolucionário Ubiratan de Souza sobre o período da Ditadura Militar traçando um paralelo com o atual momento político do país.

Assim como tem acontecido nas reuniões de base, a Reforma da Previdência e seus efeitos na Funcorsan e Fundos de Pensão, a abertura de capital da Companhia, proposta pelo governador Eduardo Leite, PPPs, MP 868/2018 e as terceirizações foram discutidas. Dúvidas e incertezas puderam ser compartilhadas com a diretoria do sindicato e profissionais da COP Advogados (Assessoria Jurídica SINDIÁGUA).

O Encontro Estadual também foi marcado pelo lançamento da Cartilha contra Assédio Moral. Apresentado pelas elaboradoras Dra. Priscila Menegat e Dra. Thassia Araújo, também da COP Advogados, os colegas puderam conhecer em detalhes essa nova ferramenta produzida para homens e mulheres da nossa Companhia, afinal o material destaca logo na sua introdução que é para todos que buscam um ambiente de trabalho mais saudável e igual para todos os gêneros.

A prestação de contas também foi pauta durante os três dias. Mantendo nosso compromisso com a transparência, além da prestação financeira, apresentada pelo secretário-geral Arilson Wünsch, cada secretário regional teve a oportunidade de compartilhar sua rotina e mostrar como foi sua jornada de trabalho no último trimestre. Essa semana, você poderá acessar os relatórios que estarão disponíveis aqui no site do sindicato.

Durante esses dias foram traçadas metas e estratégias de lutas em busca de melhorias nas condições de trabalho para a categoria e foram apresentadas as cláusulas para o Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020, que os representantes trouxeram com as necessidades de todas as bases do Estado.

Na quinta-feira, durante o Encontro Estadual de Representantes, aconteceu o Relançamento da Frente em Defesa do Patrimônio Público, no teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa do RS. Nossos delegados lotaram as cadeiras da plateia em apoio, principalmente, a CEEE, Sulgás e CRM. Porém, sabemos que a Corsan também está na mira dos ataques que o patrimônio do povo gaúcho vem sofrendo e a unidade é indispensável no enfrentamento.

Foi o que destacou o presidente do SINDIÁGUA, Leandro Almeida, que estava presente na mesa do evento e disse: “cada um de nós tem a obrigação de fazer a sua parte. Foi assim que a gente resistiu até hoje e impediu a venda das nossas estatais”.

E neste momento, em que a união de todos é fundamental, mais uma vez convidamos:

VENHA CONOSCO PARA A ASSEMBLEIA GERAL, DIA 15 DE MARÇO, EM PORTO ALEGRE! PARTICIPE!

Vamos mostrar a força da nossa categoria e que estamos juntos por uma Corsan Pública e de qualidade!