SINDIÁGUA se reúne com deputado Valdeci Oliveira

O SINDIÁGUA-RS esteve reunido na manhã desta segunda-feira (06) com o Deputado Estadual Valdeci Oliveira. Na pauta, a possibilidade de PPP na Corsan e também a ideia do governo do estado de abertura de capital da estatal.
Durante Audiência Pública promovida pela Assembleia Legislativa na Câmara de Vereadores de Santa Maria no último dia 26 de abril, o Deputado ouviu números apresentados pelo SINDIÁGUA sobre a PPP da Corsan e solicitou agenda com nosso Sindicato.
Na reunião de hoje, mostramos documentalmente ao Parlamentar que nas nove cidades da região metropolitana onde o governo pretende entregar para a iniciativa privada a operação do esgoto, após as obras ainda em andamento do PAC, a Companhia já terá 369 mil ligações de esgoto já faturando, ou prontas para faturar.
E que isto dará de presente à empresa privada, já no início dos seus trabalhos, uma arrecadação de R$ 11,8 milhões mensais.
Logicamente isso torna a PPP importantíssima e muito vantajosa… para a empresa privada.
Mostramos ao Deputado que em 11 anos a empresa privada terá compromisso contratual de fazer a cobertura de esgoto chegar a 87,5% nestas cidades.
Ocorre que, nos números da própria Corsan, Esteio já conta com 90,5% de cobertura. E está na PPP. Como farão? Arrancarão canos nestes onze anos para chegar aos 87,5%?

O Deputado demonstrou muito interesse pelo tema, tendo em vista que na grande maioria dos municípios onde a Corsan atua o índice de esgotamento sanitário é zero, e o governo quer fazer PPP justamente onde é superavitário e o índice de cobertura já é bastante alto.
Valdeci prometeu tratar deste tema na Assembleia Legislativa e solicitar explicações ao governo estadual sobre esta PPP.
“Temos que lutar para manter a Corsan pública e fortalecida”, finalizou Valdeci.