Esclarecimentos sobre escalas de trabalho, sobreaviso e insalubridade

Escalas de Trabalho

A gestão das escalas de trabalho é uma questão importante que precisa ser pontuada. Desde antes da privatização, a Corsan sempre adotou escalas de trabalho de segunda a sexta-feira, sendo que sábados e domingos eram considerados horas extras. Existem diversos processos já julgados e ganhos que garantem esse direito. É importante que todos saibam que continuamos vencendo em várias instâncias judiciais.

Com ou sem folga, há uma possibilidade significativa de que esses casos sejam adicionados às ações existentes, mantendo nosso histórico de vitórias.

Sobreaviso

No caso de sobreaviso, é fundamental ressaltar que este jamais poderá ser substituído por folgas.

O acordo coletivo é claro ao garantir que todo o sobreaviso deve ser pago em pecúnia. Essa é uma conquista dos trabalhadores que precisa ser respeitada.

Insalubridade

Recebemos a informação de que a Aegea novamente cortou a insalubridade de todos os trabalhadores e trabalhadoras, inclusive daqueles que possuem ação judicial. Consideramos essa atitude um erro gravíssimo.

Estamos recebendo informações e ainda apurando que trabalhadores que lidam diretamente com esgotamento sanitário também tiveram seu adicional de insalubridade retirado, o que é inaceitável. O sindicato está tomando todas as providências necessárias para garantir os direitos de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Já iniciamos contato com a Aegea para corrigir mais este erro de gestão.

Ao que parece, os gestores da Corsan da Caldas Júnior em Porto Alegre estão ultrapassando os próprios limites da lei. Ou talvez a orientação jurídica não esteja sendo interpretada da melhor forma, aliás interpretação de texto já era problema recorrente da antiga Corsan pública.

Não aceitaremos essas injustiças, onde o aumento de lucros da empresa seja sacrificando os direitos dos trabalhadores!

Continuaremos lutando na defesa de todos/as os trabalhadores e trabalhadoras.

#SindiáguaNaLuta