Sindiágua/RS reúne representantes sindicais para discutir o ACT 2025/2027
O Encontro Estadual de Representantes Sindicais do Sindiágua/RS reuniu, nesta quinta-feira, 6 de novembro, em Porto Alegre, representantes de todas as regiões do Estado para analisar e deliberar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2027.
O evento contou com a participação dos advogados Fábio Matei e Maurício Pedrassani, da COP Advogados, que integram a Assessoria Jurídica do Sindicato.
Na abertura, o presidente Arilson Wünsch apresentou uma retrospectiva do histórico de luta do Sindiágua, desde a PEC da Água, em 2008, passando pelo processo de resistência à privatização, até a aprovação do atual ACT, que garantiu 18 meses de estabilidade pós-privatização.
“Nosso Acordo Coletivo seria retaliado em abril de 2025, se não tivéssemos uma categoria organizada através do Sindicato. Precisamos unir forças com os novos trabalhadores que estão chegando para fortalecer o Sindicato e reconstruir a nossa história”, destacou Arilson.
O representante eleito pela categoria em Assembleia para compor a Comissão de Negociação, Valmir Ludwig, apresentou um relato sobre todo o processo de negociação e as dificuldades enfrentadas na defesa dos direitos da categoria diante de uma empresa privada.
Em seguida, foi feita a leitura e apresentação do ACT 2025/2027 aos representantes sindicais, momento em que todos puderam esclarecer dúvidas sobre as cláusulas que estão sendo alteradas. No final, o presidente Arilson apresentou a nova composição da diretoria do Sindicato.
O encontro segue nesta sexta-feira, 7 de novembro, quando os delegados devem deliberar sobre o Acordo, que será posteriormente submetido à Assembleia Geral para aprovação de toda a categoria.
















