Representantes Sindicais decidem encaminhar ACT para Assembleia da categoria
Os Representantes Sindicais do SINDIÁGUA/RS decidiram encaminhar à categoria a proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2027, construída ao longo do processo de negociação. A decisão foi tomada durante o Encontro Estadual de Representantes Sindicais, realizado nos dias 6 e 7 de novembro, em Porto Alegre.
A Assembleia Geral que irá decidir sobre a aprovação ou rejeição do ACT ocorrerá na sexta-feira, dia 14 de novembro, com primeira chamada às 8h30 e segunda chamada às 9h, no Salão da Igreja Pompéia, na capital.
Durante os dois dias de intensas atividades, os representantes analisaram detalhadamente a proposta negociada, esclarecendo dúvidas sobre as principais cláusulas que terão alterações no novo acordo. O debate contou com a participação dos advogados Fábio Matei e Maurício Pedrassani, da COP Advogados, escritório responsável pela assessoria jurídica do Sindicato.
O presidente do SINDIÁGUA/RS, Arilson Wünsch, destacou a importância histórica do ACT e o novo contexto em que está sendo firmado:
“Este é o primeiro Acordo que estamos construindo em um novo cenário, agora com uma empresa privada. O ACT atual é resultado de décadas de negociações com uma empresa pública, e representa uma conquista fundamental da categoria”, ressaltou o dirigente.
Saúde do trabalhador em destaque
O segundo dia do Encontro Estadual também abordou temas ligados à saúde do trabalhador. A exposição ao Benzeno, substância altamente cancerígena à qual estão expostos os trabalhadores do SITEL, foi tema de uma apresentação conduzida pelo dirigente Pedro Petter, representante do SINDIÁGUA no Fórum de Sindicatos que lutam contra a exposição ao Benzeno, e por Gerson Oliveira, do Sindipolo.
Os sindicalistas alertaram para o risco de retorno do Limite de Tolerância para o Benzeno, o que representaria um retrocesso nas políticas de prevenção. Segundo eles, estabelecer um limite significaria aumentar os riscos de adoecimento e morte entre os trabalhadores.
“Para nós o limite é ZERO. Sem tolerância com o Benzeno” – afirmaram os dirigentes.
Além disso, o encontro também contou com momentos de esclarecimento sobre a ASCORSAM e a FUNCORSAN. As informações da ASCORSAM foram apresentadas pelo dirigente da entidade Pedro Petter, e sobre a FUNCORSAN a fala foi conduzida pelo presidente Arilson Wünsch, conselheiro da entidade, acompanhado dos conselheiros eleitos André Zarpelon e Fábio Jean Gonçalves.
O Encontro foi encerrado reforçando a importância da unidade da categoria e do fortalecimento da luta sindical neste momento decisivo do Acordo Coletivo. A participação de todos na Assembleia Geral do dia 14 de novembro será fundamental para o fortalecimento da luta coletiva e a defesa dos direitos da categoria.












