Delegados Sindicais debatem conjuntura e Acordo Coletivo em Encontro Estadual
O SINDIÁGUA/RS realizou, nesta sexta-feira, 25 de julho, o seu Encontro Estadual de Delegados Sindicais. O evento aconteceu de forma virtual e reuniu representantes de diversas regiões do Estado para debater pautas centrais para a categoria. Entre os temas discutidos, a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 1, que abrange os remanescentes da Corsan, e o andamento do Programa Trilhas.
A abertura do encontro contou com a presença de Ricardo Franzoi, representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que trouxe uma análise da conjuntura econômica e política, principalmente no que diz respeito ao impacto do recente “tarifaço” anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seus possíveis reflexos sobre a economia brasileira.
Franzoi destacou que serão grandes os desafios que o Brasil e a classe trabalhadora enfrentarão diante da instabilidade econômica e política, caso essa medida de Trump entre em vigor. Segundo ele, “é fundamental que os sindicatos estejam organizados e atentos, pois muitas decisões externas acabam repercutindo no cotidiano dos trabalhadores brasileiros.”
Na sequência, os participantes discutiram o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)1, dos remanescentes da Corsan, que segue em negociação. O presidente do Sindiágua, Arilson Wünsch, deu um relato sobre as reuniões de negociação com a Corsan/Aegea. Ele reforçou o compromisso do sindicato para garantir a manutenção do máximo dos direitos já adquiridos no Acordo Coletivo e informou que, diante da solicitação do Sindicato, o atual acordo, que venceria em 29 de julho, foi prorrogado até 31 de agosto.
Ao final do encontro, Arilson destacou a importância da mobilização e da unidade da categoria neste momento de desafios. “Estamos enfrentando tempos difíceis, mas com organização e consciência de classe, seguiremos firmes na defesa dos direitos dos trabalhadores da água e do saneamento”, afirmou.