Notícias

Assembleia aprova o Acordo Coletivo 2025/2027

Os trabalhadores da Corsan/Aegea aprovaram, nesta sexta-feira (14), em Assembleia Geral realizada em Porto Alegre, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2027. A proposta, construída após meses de uma negociação árdua e complexa conduzida pelo Sindiágua/RS, recebeu aprovação da maioria dos participantes.

 

Na abertura da Assembleia, o presidente do Sindiágua/RS, Arilson Wünsch, apresentou uma retrospectiva do histórico de luta do Sindicato contra a privatização da Corsan até a construção do ACT atual, que garantiu 18 meses de estabilidade aos trabalhadores.

 

Ele destacou ainda que o processo de negociação do ACT 2025/2027 — o primeiro com a empresa já sob gestão privada — foi especialmente desafiador e envolveu diversas rodadas de debate entre a direção do Sindicato e a Corsan/Aegea. O foco, reforçou Arilson, foi preservar direitos e manter conquistas frente ao novo cenário pós-privatização.

 

“Mesmo não sendo o Acordo ideal, chegamos a um acordo possível dentro desse novo contexto de empresa privada. Lutamos arduamente para preservar o máximo de cláusulas do acordo anterior e garantir direitos importantes aos trabalhadores”, afirmou.

 

A Assembleia contou também com a presença do presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, que avaliou que a classe trabalhadora, no Brasil e no mundo, vive um momento de ataque às conquistas históricas e de necessidade permanente de resistência. “Para enfrentar esse cenário, é fundamental a unidade em torno do Sindicato”, afirmou.

 

Durante todo o processo de negociação, a direção do Sindiágua contou com o apoio e a orientação da COP Advogados, Assessoria Jurídica do Sindicato, considerada fundamental para a consolidação do ACT.

 

Na próxima semana, serão realizados os ajustes finais na proposta aprovada, e o Acordo Coletivo será disponibilizado a todos os sócios no portal do associado, no site do Sindiágua (https://sindiaguars.com.br).

 

Segue o relato da Comissão de negociação:

 

Depois de uma longa e difícil negociação do Acordo Coletivo dos remanescentes da Corsan Pública, na manhã desta sexta-feira, 14 de novembro de 2025, o AC — com validade até 2027 — foi aprovado com apenas um voto contrário.

Foi uma luta intensa, em que os negociadores da Aegea demonstraram grande experiência e preparo. A cada cláusula analisada, a empresa avaliava cuidadosamente o impacto financeiro que teria que assumir. A postura firme da Direção Sindical e da comissão de negociação, desde a primeira reunião, mostrou a importância de cada cláusula para a categoria, permitindo reverter muitas das propostas de retirada que, no início, a empresa tratava como essenciais para firmar o acordo.

Mas, do lado de cá da trincheira, encontraram um SINDICATO combativo, organizado e uma categoria unida e determinada a não abrir mão de direitos, que em nenhum momento se deixou intimidar. Foram inúmeras reuniões, horas e horas de debates, idas e vindas — até que, ao final da última rodada, no fim de outubro, foi apresentada a redação final do Acordo Coletivo.

O acordo conquistado não é o ideal, mas é o possível dentro das condições impostas, fruto direto da firmeza do Sindicato na defesa dos direitos da categoria.

Agradecemos à Direção do Sindicato e aos associados e associadas que, junto com o Valmir Ludwig, a Valéria Cassol e Marcelo Fanfa, confiaram no nosso trabalho e nos autorizaram a acompanhar essa negociação até o fim.

Seguimos firmes e fortes, na defesa dos interesses dos associados do SINDIÁGUA/RS.