Notícias

Representantes Sindicais debatem pautas e iniciam construção do ACT-2 no Encontro Estadual

O Acordo Coletivo de Trabalho 2 (ACT-2) esteve no centro dos debates do Encontro de Representantes Sindicais do SINDIÁGUA/RS na tarde desta quinta-feira, 12 de fevereiro. A atividade foi coordenada pelo presidente do Sindicato, Arilson Wünsch, e pelo secretário-geral, Maxson Raupp, com o apoio da assessoria jurídica da COP Advogados, representada pelos advogados Fábio Matei e Maurício Pedrassani.

Durante toda a tarde, os representantes sindicais apresentaram sugestões para compor a pauta de reivindicações do ACT-2, que tem vigência até 30 de abril. As propostas refletem as demandas da base e buscam fortalecer direitos e avançar em novas conquistas para a categoria.

Além das contribuições para o rol de reivindicações, os delegados relataram as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em diferentes unidades, especialmente diante de práticas arbitrárias de chefias locais. Os apontamentos reforçaram a importância da organização sindical e da mobilização para garantir o cumprimento de direitos e o respeito aos trabalhadores.

A equipe da COP Advogados também prestou esclarecimentos sobre o cenário político, administrativo e jurídico, contribuindo para ampliar a compreensão da categoria sobre os desafios que envolvem a próxima negociação.

Encerrando o intenso dia de atividades, foi realizada reunião com os dirigentes regionais. Os participantes foram organizados em grupos por região, apresentaram o relatório “check-list” solicitado pela Direção Sindical, consolidaram propostas para o ACT-2 e receberam orientações para a realização das reuniões de base, etapa fundamental para fortalecer a mobilização rumo à campanha salarial.