NOTA DO SINDIÁGUA/RS SOBRE O PROCESSO DOS 11%
O SINDIÁGUA/RS vem a público reafirmar seu compromisso histórico com a defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores envolvidos no processo conhecido como “dos 11%”.
Trata-se de uma ação com origem ainda nas décadas de 1980/1990, cuja vitória garantiu o reconhecimento de valores devidos à categoria. À época, foi firmado acordo, com pagamento parcial por parte da Corsan, limitado ao chamado valor incontroverso. No entanto, como já denunciado ao longo dos anos, o pagamento realizado não quitou integralmente os direitos devidos.
Após tentativa de encerramento do processo por parte do Estado, sob a alegação de quitação total chegando a ser arquivado, a nossa luta persistiu.
A partir da atuação jurídica, foi possível o desarquivamento da ação, com reconhecimento judicial da necessidade de apuração de diferenças relativas a juros e correção monetária.
Mesmo diante das dificuldades atuais, mudanças de escritório, a privatização da Corsan, a morosidade de um processo que já dura em torno de 40 anos, etc., o processo segue em andamento, agora sob responsabilidade da COP Advogados, buscando garantir aquilo que é de direito aos trabalhadores e trabalhadoras. Esperamos que o processo tenha um desfecho ainda nesse primeiro semestre de 2026.
É importante destacar que, por decisão judicial, nem todos os nomes inicialmente listados foram reconhecidos como beneficiários, o que reforça ainda mais a necessidade de acompanhamento atento e mobilização permanente.
Neste momento decisivo, foi designada audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, no dia 31 de março de 2026.
O SINDIÁGUA/RS seguirá firme, vigilante e atuante, cobrando justiça, transparência e o pagamento dos valores devidos.
Não abriremos mão de nenhum direito!
A luta que começou décadas atrás ainda não terminou, e só terminará com justiça sendo feita a cada trabalhador e trabalhadora.
Seguiremos juntos, organizados e mobilizados!

