Proposta de Banco de horas negativo é discutida em assembleia

O SINDIÁGUA/RS, durante esta semana realizou assembleias extraordinárias com os trabalhadores e trabalhadoras que fazem parte do grupo de risco para Covid-19 afim de discutir a proposta feita pela Corsan referente à compensação das horas não trabalhadas durante o período da pandemia.

As assembleias foram realizadas virtualmente e divididas por regiões, Metropolitana, Litoral, Nordeste (serra), Centro Oeste e Planalto, Sul, Missões e Pampa. A pauta vem sendo discutida desde maio, onde a Companhia apresentou a proposta inicial que não foi aceita pelo Sindicato e desde então discutidas, mediadas e aprimoradas com o Tribunal do Trabalho para que pudéssemos apresentar à categoria.

A proposta mediada com o TRT consiste em manter o banco de horas para compensação das horas pagas não trabalhadas pelos trabalhadores (as) que fazem parte do grupo de risco, sendo assim, a começar a contar a partir do dia 03 de agosto de 2020 até a data do retorno ao trabalho. Estas horas deverão ser compensadas no período de 90 dias, após o retorno ao trabalho, sendo que divididas 1 hora por dia ou até 5 horas por semana, podendo se ajustar de acordo com o local de trabalho e da chefia com o trabalhador (a).
Após a apresentação, questionamentos e deliberações, o acordo proposto foi aprovado por unanimidade pela categoria pertencente ao grupo de risco.

O presidente do SINDIÁGUA/RS Arilson Wünsch ressalta a importância deste momento, “Diante de todo este enfrentamento, cumprimos nossa meta de jamais deixar nossa categoria na mão, ainda mais em um momento como este, além disso, a tecnologia tem sido primordial para que não nos afastemos dos trabalhadores e trabalhadoras, pois diante de toda a dificuldade que estamos enfrentando, o sindicato, pela primeira vez em 35 anos realiza uma assembleia virtual”, conclui.

Estaremos disponibilizando em breve o Acordo para apreciação em nossa página na aba PORTAL do ASSOCIADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + nove =