SINDIÁGUA em Viamão

A convite de uma Comissão de Vereadores, o SINDIÁGUA esteve na tarde desta segunda-feira (6) na Câmara de Vereadores daquela cidade. A preocupação é com o comportamento do prefeito que ameaça com a privatização do saneamento.

O vereador Eliseu Ridi manifestou que foram aprovadas pelos vereadores, emendas ao Plano Municipal de Saneamento apresentado pelo prefeito e que o chefe do Executivo havia vetado tais emendas. Uma das emendas vetadas trata da necessidade de um plebiscito caso o prefeito queira privatizar o saneamento.

A Direção do SINDIÁGUA foi chamada à reunião para contar de sua experiência e também orientar os vereadores para o embate que se aproxima. A conversa foi muito proveitosa, pois debatemos a lei do saneamento, a situação em outros municípios. O fato de Viamão estar com o contrato em plena vigência, portanto, mais difícil de ser rompido.

Falamos da impossibilidade do prefeito privatizar por decisão unilateral, tendo em vista que Viamão pertence a uma região metropolitana. Enfim, bons subsídios foram trocados. E nesta terça-feira (7), o SINDIÁGUA é convidado dos vereadores para se fazer presente na Sessão da Câmara quando, provavelmente, deve ser apreciado o veto do prefeito.

Participaram da reunião os Diretores Leandro Almeida, Rogério Ferraz e o colega Rui Porto, morador de Viamão.