Encontro de formação sindical sinaliza novas estratégias de luta

Representantes sindicais se reúnem para definir campanha salarial e diretrizes de lutas para barrar a privatização

O SINDIÁGUA/RS realizou entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2023, o Encontro Estadual de Representantes Sindicais. O evento contou com uma extensa programação de formação para os delegados, mas teve como pauta principal a Campanha Salarial 2023/2024. Os representantes puderam definir a construção dos eixos e sugestões de reivindicações que serão apreciadas na Assembleia Geral da categoria já marcada para o dia 03 de março no clube Farrapos em Porto Alegre.

O primeiro dia de encontro contou com painéis que abordaram temas como “Os desafios da luta pelo saneamento e o papel do representante sindical, com a diretora do SINDISAN e CUT/SE. Secretária-Geral da FNU e Sec. de relações sociais da CNU, Iara da Costa Nascimento. O Sec. de Formação e cultura do SINDIÁGUA, Diego Cibils, debateu sobre as lutas e responsabilidades dos novos delegados e delegadas sindicais, e a Sec. da Juventude, Gênero, Raça, LGBTQIA+ e aposentados do SINDIÁGUA, Franciele Menezes, abordou as ações da comissão de mulheres.

No segundo dia de formação, a palestra foi com assessor de saneamento da Federação Nacional dos Ubanitários (FNU) e secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido dos Santos que explanou sobre Cenário Nacional do Saneamento.

Os sindicalistas puderam debater ainda sobre as demandas da ASCORSAN com o presidente da Associação, Cleber Machado e sobre o cenário da tentativa de privatização da Corsan, com o diretor de divulgação, Rogério Ferraz. O terceiro e último dia, reuniu os representantes para definir as diretrizes das novas estratégias de lutas.

O presidente da entidade, Arilson Wünsch, destacou a importância destes encontros para a formação dos delegados e delegadas sindicais. “Este é nosso primeiro encontro de formação sindical após a pandemia, é gratificante poder realizá-lo e receber nossos novos e nossas novas representantes, é um momento de muita luta e finalmente conseguimos unir as bases para definir as próximas estratégias e alinhar nosso trabalho”, destaca Arilson.

Posse da nova diretoria

Durante as atividades, o SINDIÁGUA/RS realizou a cerimonia de posse da nova diretoria da gestão 2023/2026. Tomaram posse, Diretoria Sindical, Delegados e Delegadas Sindicais, Comissão de Mulheres e Conselho Emérito.

Participaram do encontro, as regionais, Sul, Metropolitana, Litoral, região das Missões, Serra, Planalto, região Central e Pampa, além da assessoria jurídica da entidade, representada pela Dr. Antônio Castro e o Dr. Maurício Pedrassani.