Dirigente do SINDIÁGUA/RS participa de Seminário que discute a Saúde do Trabalhador (a)

 

“A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e as Novas Relações de Trabalho” é o tema do 5º Seminário Regional que está acontecendo nesta quinta-feira, 26 de junho, em Santa Rosa. O diretor do Sindiágua Missões, Luis Carlos Martins, participa do evento que debate os impactos das novas formas de trabalho na saúde física e mental dos trabalhadores.

Em sua fala no Seminário, Luis Carlos questionou a atuação e as medidas que estão sendo tomadas pelo Ministério Público do Trabalho em relação à saúde mental dos trabalhadores. Um problema que tem aumentado muito nos ambientes de trabalho em função da pressão psicológica, do assédio moral, da cobrança de metas inatingíveis, entre outras causas.

A representante do MP disse que o órgão tem atuação importante neste tipo de problema que afeta e muito a saúde do trabalhador e da trabalhadora. A ação normalmente se dá em cima das denúncias recebidas, que são analisadas para ver os elementos que se tem e de que maneira pode se dar a investigação, e também ouvindo testemunhas e verificando alguns dados objetivos como o número de afastamento por esse motivo naquele ambiente de trabalho.

O dirigente do Sindiágua destacou a importância da representação dos trabalhadores no evento. “Esse encontro é fundamental para refletirmos sobre temas tão atuais e que impactam diretamente na vida laboral e social dos trabalhadores (as) como assédio no trabalho, conflitos geracionais, saúde mental no ambiente corporativo, políticas públicas do SUS voltadas ao trabalhador. É também uma oportunidade de articulação entre instituições e setores que atuam na promoção da saúde laboral”, afirmou Luis Carlos.