Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Hoje, 25 de julho – é Dia de resistência e de reafirmação das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. Mais do que uma data comemorativa, é um dia de luta, de visibilidade e de denunciar o racismo, o sexismo e as múltiplas opressões que as mulheres negras enfrentam diariamente.
A origem do dia vem do 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. A partir de então, 25 de julho foi escolhido para celebrar a data como forma de reconhecimento da importância da união e da luta dessas mulheres na busca por seus direitos e melhores condições de vida.
No Brasil, celebramos também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Uma forma de reconhecimento da líder quilombola que organizou as comunidades de resistência e liberdade, no século XVIII.
O SINDIÁGUA/RS segue firme na luta contra o racismo e o sexismo, e reafirma o seu compromisso com essas mulheres que seguem resistindo e lutando por uma sociedade mais justa e igualitária.
#25deJulho #MulherNegra #VidasNegrasImportam #Resistência #ConsciênciaNegra