Segue a negociação do ACT-1 entre Sindiágua/RS e Corsan/Aegea

 

No dia 26 de agosto, realizamos, na sede do SINDIÁGUA-RS, mais uma rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho dos trabalhadores remanescentes da Corsan pública, que vem sendo prorrogado desde a data-base de 1º de maio.

Na ocasião, recebemos proposta de redação para a extinção dos Turnos Ininterruptos de Revezamento, com adaptação da jornada para o regime 12×36, nos mesmos moldes do Acordo Coletivo Provisório aplicado aos novos trabalhadores. O texto já está sendo analisado detalhadamente pela assessoria jurídica da COP Advogados.

Outro ponto de pauta foi a situação dos aposentados, pensionistas e assistidos da FUNCORSAN. Atualmente, esse público conta com plano de saúde parcialmente custeado pela empresa, mas o prazo de 36 meses definido em acordo se encerra em 11 meses. O SINDIÁGUA-RS já oficiou o Governo do Estado, pois entendemos que tanto a Companhia quanto o Estado são corresponsáveis por essas pessoas, que contribuíram durante toda a vida profissional e agora correm o risco de ficar desassistidas em relação à saúde.

Também foi debatida a proposta de extinção de cláusulas do ACT, visando sua equiparação ao Acordo Provisório. Embora tenham sido apresentadas possibilidades de indenização pelas supressões, consideramos que os valores propostos estão muito aquém dos prejuízos de longo prazo que poderão ser impostos à categoria.

Diante da ausência de uma proposta efetiva por parte da empresa, ficou definida a prorrogação do atual acordo até 31 de outubro. Nesse período, o objetivo será avançar na construção de uma proposta concreta para posterior apresentação e discussão com a categoria. A próxima reunião está agendada para 1º de outubro, dando continuidade ao diálogo em defesa dos direitos dos trabalhadores.

Por fim, ressaltamos que a prorrogação firmada hoje mantém integralmente todas as cláusulas do acordo, preservando, por mais dois meses, as atuais condições de trabalho da categoria.

Segue relato da Comissão de Negociação eleita em Assembleia Geral:

“Reunião de negociação 26/08/2025

Foi discutida a prorrogação do ACT vigente em sua integra até dia 31/10/2025, também cobramos mais uma vez a Empresa sobre uma resposta para garantir o plano de saúde – IPERGS – para os aposentados, uma vez que está faltando menos de 1 ano para o fim do prazo definido em acordo judicial.

Para as Cláusulas remuneratórias (vale rancho, Prêmio assiduidade, Vale Cultura etc) que desde o início não estão querendo renovar, apresentaram uma proposta de indenização usando a média dos benefícios suprimidos, que foi prontamente negada pelo sindicato, pois estamos aguardando uma outra proposta de maior valor pela empresa.

Ainda, colocaram a proposta de extinção da jornada de turnos de revezamento.