SINDIÁGUA/RS – 40 ANOS DE LUTA E RESISTÊNCIA
Neste 1º de agosto, celebramos uma história construída com resistência, conquistas e defesa incansável dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento no Rio Grande do Sul.
O SINDIÁGUA/RS completa 40 anos com uma trajetória marcada pela dedicação e coragem de mulheres e homens que deram parte de suas vidas à construção da luta coletiva.
A organização dos (as) trabalhadores (as) da CORSAN começou muito antes da fundação formal do sindicato. Em 1968, em plena ditadura militar, nasceu a Associação Profissional dos Trabalhadores de Água e Esgoto, que em 1º de agosto de 1985, com a conquista da Carta Sindical, transformou-se oficialmente em sindicato: o SINDIAERS, que passou a se chamar SINDIÁGUA/RS em 1989.
Desde então, o sindicato tem sido uma voz firme e atuante na defesa da categoria e da água como bem público e universal, sempre reafirmando seu lema: “A água é um bem de todos. Não pode ter dono!”
Ao longo dessas quatro décadas, seguimos garantindo melhores condições de trabalho, salários justos e a defesa dos direitos da categoria. Foram muitas as vitórias conquistadas com luta e mobilização, como exemplos: a conquista do vale-alimentação; garantia do cumprimento de cláusulas do ACT através de greves; Em 1995, seguramos a privatização da Corsan, enfrentando um governo que vendeu a CRT e parte da CEEE; e após essa resistência, e com muita luta, nosso ACT evoluiu significativamente, em especial nas últimas duas décadas.
Um dos momentos mais desafiadores da nossa história foi a luta contra a privatização da Corsan, quando o sindicato se posicionou com firmeza, mobilizando a categoria e a sociedade para defender o patrimônio público e a prestação de um serviço essencial com qualidade para toda a população. Desde o anúncio da privatização pelo governo Eduardo Leite até a entrega da Corsan à iniciativa privada, se travou um período marcado por batalhas políticas e jurídicas intensas, que ainda não finalizaram.
Mesmo enfrentando uma pandemia e um cenário nacional adverso, conseguimos anular a realização do leilão em primeira instância e depois impedir a assinatura do contrato de compra e venda. Mas em julho de 2023, o TCE/RS autorizou a assinatura do contrato e, há poucos dias, validou o processo. Nunca esqueceremos a expressão de um conselheiro do TCE/RS que, em voto polêmico, afirmou: “…A improbidade pode ser superada.” Essa frase, poderá se tornar o símbolo da banalização e da permissividade institucional, e só reforça a importância da nossa luta pela ética, pela legalidade e pelo interesse público.
Hoje, o SINDIÁGUA/RS continua firme, atuante e combativo, defendendo os direitos dos trabalhadores e lutando por um saneamento justo, público e sustentável. Essa história de 40 anos é a prova de que a união, a consciência de classe e a resistência fazem toda a diferença.
Parabéns a todos e todas que fizeram e fazem parte dessa trajetória!
Vamos seguir juntos, construindo um futuro digno para todos!