Corsan ganha licitação de Santa Cruz

Nesta quarta-feira (21), foi aberto o terceiro e último envelope de preços da licitação da concessão dos serviços de saneamento de Santa Cruz. Com a melhor proposta, a Corsan foi a empresa ganhadora do processo. A vitória de uma empresa pública neste tipo de licitação é um fato inédito no Brasil.

O próximo passo é aguardar a publicação do parecer oficial da Prefeitura de Santa Cruz para assinatura do contrato. Apesar de vencedora, a direção da companhia ainda entende que seria mais vantajoso para a população de Santa Cruz que a licitação seja revogada e o contrato firmado através da gestão associada.

Apesar de ganhadora da licitação, a Corsan operaria os serviços do município desvinculada da gestão associada que mantém junto ao conjunto de cidades que atende. Essa situação permitiu que a proposta da companhia oferecesse um desconto de 16% sob a tarifa estadual. No entanto, para que esse novo modelo seja instalado, a Prefeitura de Santa Cruz deve pagar previamente a indenização patrimonial de R$ 123 milhões para a Corsan, já que o antigo contrato seria extinto.

Além de criar uma dívida para o município, a proposta da companhia para o processo licitatório prevê investimentos inferiores do que o conteúdo apresentado em setembro de 2011 pela própria empresa, quando visava renovar a parceria via contrato de programa.

Fonte: corsan.com.br