Plano de Contingência?

Na semana passada falamos sobre o Plano de Contingência criado pela Corsan para os trabalhadores e trabalhadoras do grupo de risco, o plano trata-se de um planejamento de riscos ou plano de recuperação de desastres tendo como objetivo caracterizar medidas a serem tomadas por uma empresa, evitando assim uma paralisação prolongada que possa causar prejuízos.  Neste caso, a Companhia se contradiz, pois não está oferecendo a quantidade suficiente de máscaras aos trabalhadores, além disso, a qualidade das mesmas também vem sendo questionadas, ora, se a Companhia deseja evitar os riscos por que não protege melhor seus trabalhadores (as)?

Já temos casos de Covid-19 em colegas e como mencionamos em nosso vídeo semana passada, estamos observando as iniciativas da Companhia para que estes casos não aumentem. Voltamos a pedir que a Corsan melhore a qualidade das máscaras, pois já que não podemos parar, devemos ao menos nos preservar com materiais de qualidade.

O SINDIÁGUA/RS ressalta que trabalhadores e trabalhadoras do grupo de risco não voltem a trabalhar até que se encerrem as negociações com a Corsan. Nesta semana encerramos as reuniões com estes colegas e iremos apresentar à Companhia e ao Tribunal do Trabalho, para que sejam tomadas as medidas adequadas para o retorno, ou não, destes trabalhadores (as).

A Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalhador do Sindiágua manifesta extrema preocupação com o aumento de casos de Covid-19 nas regionais, tendo em vista que a Corsan não adotou nenhum regime de escala e está atendendo normalmente.  Os números foram coletados pelo próprio sindicato através de informações junto às bases. Diante disso, os números podem variar. Para “mais ou para menos, uma vez que a Corsan, até o presente momento não forneceu os dados fidedignos.” O Sindiágua está realizando este levantamento a pedido dos colegas.

Segue abaixo os números confirmados de Covid-19 em nossas regionais com acompanhamento interno SINDIÁGUA/RS.