33 candidatos do RS votaram a favor do fim do plebiscito sobre privatizações

Um total de 33 dos 35 deputados e deputadas estaduais, que aprovaram o fim da obrigatoriedade de plebiscito sobre a privatização do Banrisul, da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Rio Grande do Sul (Procergs), são candidatos nas eleições do próximo domingo, dia 2 de outubro.

Um concorre a vice-governador, 6 disputam uma vaga para deputado federal e 26 tentam a reeleição.

Tais parlamentares retiraram o direito do povo gaúcho de decidir sobre o destino dessas três empresas públicas, rasgaram a Constituição Estadual e votaram a favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 280/2019, apresentada pelo deputado Sérgio Turra (PP), da base aliada do ex-governador Eduardo Leite (PSDB), que renunciou em março, fracassou na tentativa de ser candidato a presidente e agora concorre outra vez ao governo do Estado.

A votação ocorreu em segundo turno no dia 1º de junho de 2021. As bancadas do PT, PDT e Psol foram contrárias, além de cinco deputados de partidos que apoiam o governo tucano.

O levantamento foi realizado pela CUT-RS junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e à Assembleia Legislativa, com o apoio do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e do Sindiágua-RS.

Confira abaixo o nome e o partido de cada candidato e candidata.

Eduardo Leite mentiu na campanha eleitoral

O fim do plebiscito foi apoiado por Eduardo Leite, que mentiu na campanha eleitoral de 2018, pois havia prometido diálogo e que manteria a Corsan e o Banrisul como empresas públicas. Ele, no entanto, aplicou a mesma política nefasta de retirada de direitos e privatização do presidente Jair Bolsonaro (PL), em quem votou e até hoje não se arrependeu.

Com a aprovação da PEC 280, a população não precisa mais ser ouvida, caso o governo do Estado queira privatizar o Banrisul, a Corsan e a Procergs. Assim, bastam somente 28 votos favoráveis no plenário da Assembleia, ou seja, maioria simples.

Corsan

O processo de privatização da Corsan, que garante água potável para 317 municípios gaúchos, já foi encaminhado por Eduardo Leite.

Os deputados governistas aprovaram o projeto de lei (PL 211/2021), em 31 de agosto de 2021. As bancadas do PT, PDT e PSol votaram contra o projeto, junto com seis parlamentares de outros partidos.

O governo entreguista mudou o modelo de privatização, após denúncias de irregularidades, e pretende efetuar o leilão da Corsan em dezembro, depois das eleições. Porém, o Sindiágua-RS, junto com os funcionários, as funcionárias e o apoio da CUT-RS e da sociedade gaúcha, continuam firmes na resistência e na luta, impedido a venda da empresa pública. Água é um bem de todos. É saúde. Não é mercadoria!

Banrisul

A venda do Banrisul, que completou 94 anos de história, representaria uma perda incalculável para o Estado. Em 117 dos 497 municípios gaúchos é o único banco, levando atendimento à população e crédito para micro, pequenas e médias empresas, agricultura familiar e prefeituras, dentre outros segmentos.

Além disso, segundo o SindBancários, o Banrisul é altamente lucrativo, o que garante milhões de reais todos os anos no caixa único do Estado e que são investidos na saúde, na educação e no desenvolvimento do Rio Grande.

Já imaginou o Estado sem o Banrisul? A partir do ano que vem, isso é possível. Dependerá tão somente de uma decisão do futuro governador do estado e de 28 votos favoráveis na Assembleia Legislativa.

Quem votou, não volta

“Estamos refrescando a memória dos trabalhadores e das trabalhadoras, a fim de que escolham candidatos comprometidos com a defesa dos direitos sociais e trabalhistas e do patrimônio público, evitando a eleição de políticos aliados às elites dominantes”, afirma o presidente da CUT-RS.

“O povo gaúcho tem que marcar na paleta e saber os nomes dos deputados e seus partidos que votaram contra a classe trabalhadora. Quem votou, não volta”, ressalta.

Ele alerta que muitos candidatos de direita e de centro-direita prometem na campanha que irão defender os interesses dos trabalhadores, mas é apenas uma jogada eleitoreira para ganhar votos. Eleitos, defendem os projetos dos grandes empresários.

“Quem paga a conta das privatizações é a população com tarifas mais caras e serviços precários”, explica Amarildo.

“Temos que separar o joio do trigo”, defende o dirigente da CUT-RS.

Veja quem são os deputados que votaram a favor do fim do plebiscito sobre privatizações e são candidatos nas eleições

Candidato a vice-governador

Gabriel Souza (MDB) – concorre na chapa de Eduardo Leite.

Candidatos a deputado federal

Sérgio Turra (PP)
Vilmar Lourenço (PP)
Tenente Coronel Zucco (Republicanos)