Um ano de gestão, inúmeros desafios

Há um ano a nova diretoria do SINDIÁGUA/RS eleita para o triênio 2020/2022, tomava posse oficialmente da gestão. O evento de posse realizado no dia 13/02/2020 reuniu lideranças de movimentos sociais, autoridades e serviu para reafirmar o compromisso com a categoria em suas lutas.

Marcado por inúmeros obstáculos em virtude da pandemia do novo corona vírus, a gestão precisou se adaptar totalmente à rotina  para  que os devidos cuidados fossem tomados   e o trabalho continuasse,  foi aí que o sindicato implementou o trabalho remoto  mas se manteve presente  promovendo lives e encontros virtuais sempre tratando de assuntos pertinentes à categoria, e também mesmo em pandemia com todos os cuidados, manteve algumas atividades presenciais além de todo setor administrativo.

Dentro dos principais desafios da gestão do SINDIÁGUA/RS, preservar a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras foi o que mais marcou este período, pois além do descaso da Corsan com a saúde da categoria em meio à pandemia, os ataques à Funcorsan, as privatizações e as PPP’s ainda pairam sobre Companhia.

O Presidente do sindicato Arilson Wünsch, destaca que apesar das adversidades o ano foi de muito aprendizado. “Jamais esperávamos que nossa gestão enfrentasse uma pandemia ou então que, com tudo isso nossa categoria sofresse tantos ataques e fosse tão desvalorizada pela direção da Corsan, e num momento de extrema dificuldade. Ainda em meio a essa pandemia perdemos muito com a mudança do marco regulatório.  Estes acontecimentos nos mostram que mais do que nunca o trabalho em grupo e a união dos trabalhadores(as) deve se intensificar, pois infelizmente quem perde é o trabalhador e por consequência disso, a sociedade, e parabeniza os trabalhadores(as) que mesmo com a irresponsabilidade da Corsan e do Governo Leite, foram responsáveis em levar saúde a casa dos gaúchos e gaúchas”, ressalta.

O presidente salienta que todos os protocolos e cuidados necessários serão obedecidos para que o SINDIÁGUA/RS possa continuar chegando às bases e trabalhando ao lado da categoria.