Água é um bem de todos. Não pode ter dono!

Por Arilson Wunsch

Lembramos há alguns dias a passagem de mais um dia do Trabalho/Trabalhadora/or. Poderíamos aqui relembrar as grandes lutas históricas dessa data, onde vários direitos foram conquistados em duras e árduas batalhas. Entretanto, vamos nos ater aos desafios que estamos enfrentando atualmente. Acreditamos que pouco ou quase nada tivemos para comemorar nesse dia, pois estamos sendo diariamente bombardeados em nossos direitos mínimos.

O mundo está enfrentando uma grave crise de saúde que requer a soma de todos os esforços, desde os que podem praticar o distanciamento social até aqueles que estão encarando corajosamente o Covid-19 na linha de frente.

Não podemos jamais deixar de lembrar das/os nossas/os, trabalhadores e trabalhadoras do saneamento, que incansavelmente trabalham em feriados, Páscoa, Natal, Carnaval, sábado e domingo, que para muitos podem ser até invisíveis, mas que têm a grande responsabilidade e a missão de levar saúde em forma de ÁGUA tratada às nossas casas.

ÁGUA é um bem muito precioso para a VIDA, onde temos que necessariamente lembrar que o Estado teve que cumprir o seu papel e acolher a camada mais vulnerável da sociedade, se utilizando das empresas públicas de saneamento para isentar as tarifas de ÁGUA durante a crise.

Em um momento tão delicado de nossas vidas, onde a ÁGUA é muito preciosa para a nossa sobrevivência e prevenção de doenças, nos preocupa o projeto do Governo Federal que propõe a privatização da ÁGUA. Esse bem está sendo alvo de forte investida do capital para transformá-la em simples mercadoria.

O Projeto de Lei está nas mãos do Senado Federal e cabe a esse impedir que essa tragédia aconteça. Vale lembrar que esse Projeto de Lei já passou pela Câmara Federal, com forte apoio de deputados/as gaúchos/as (veja a lista completa em nosso site).

Você pode ajudar pressionando os representantes eleitos pelo povo a dizer NÃO à privatização. Senadores do Rio Grande do Sul que votarão o PL do Saneamento: Lasier Martins, Luiz Carlos Heinze e Paulo Paim.

Nas mãos dos servidores públicos do Estado e municípios temos a melhor prestação de serviços de saneamento desse Estado. O Sindiágua-RS reconhece, parabeniza e agradece a todos e todas que atendem com excelência a sociedade gaúcha nesse período tão difícil.