Corsan apresenta investimentos em saneamento em seminário na Capital

O fortalecimento do saneamento público e a importância da implementação de uma política de sustentabilidade foram as pautas desta quinta-feira (7) no Seminário de Orientação às Novas Administrações, organizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Na ocasião, o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra, apresentou os avanços da gestão associada no Rio Grande do Sul.

Dutra lembrou que mais de 170 municípios atendidos pela empresa são deficitários. “Para garantirmos a universalização do saneamento no RS, a prestação de serviço regionalizada é de extrema importância. Através do subsídio cruzado, a Corsan consegue investir nos grandes e pequenos municípios de maneira democrática”.

E destacou a importância de estabelecer alternativas para o tratamento do esgoto. “Precisamos discutir a necessidade da implantação de processos proporcionais ao tamanho dos municípios. Nos de grande porte, a execução de um sistema separador absoluto é viável. No entanto, nas pequenas cidades um sistema individual de fossa séptica encaminhado para uma Estação de Tratamento de Esgoto regional é uma proposta que poderia agilizar o processo de universalização e diminuir os custos dos empreendimentos”.

Relação com o poder concedente
Atualmente a Corsan realiza um trabalho conjunto com o município, alinhando-se à Lei 11.445. O objetivo da estatal é descentralizar os processos, implementando instrumentos da legislação como fundos de gestão compartilhada, prestar auxílio na elaboração dos Planos Municipais de Saneamento e incentivar o controle social. “Através desta aproximação das prefeituras chegamos ao número de 245 contratos renovados, todos de acordo com a nova legislação do setor”.

Cidades Sustentáveis
Um programa voltado para a sustentabilidade foi o tema da palestra do coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew. Ele destacou que o projeto visa mobilizar e apoiar planos e ações de governos, sociedade civil e empresas que promovam o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras.”Nunca foi tão urgente e importante lutar por uma causa. Ao fazermos isso, estamos lutando para que a humanidade tenha um futuro melhor”.

Fonte: corsan.com.br