Estatais na mira da privatização

A imprensa tem noticiado vários movimentos, tanto do governo federal quanto estaduais, no sentido de privatizar estatais. Confira trechos das matérias e acesse os textos completos para que você saiba qual a luta que teremos que travar num futuro bem próximo.

Ao menos cinco governos estudam vender estatais com apoio do BNDES

A possibilidade de privatizar empresas estatais com a ajuda do BNDES atrai, pelo menos, cinco estados. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pará e São Paulo já começaram a analisar ativos que poderiam entrar nesse programa, que faz parte do projeto de renegociação das dívidas estaduais com a União.

No Rio Grande do Sul, um dos estados em pior situação financeira, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a Sulgás estão na mira.

Acesse a matéria completa aqui.

Contrapartida do RJ para alívio da União inclui privatização da Cedae

Depois de receber o socorro de quase R$ 3 bilhões do governo federal, o Rio de Janeiro também precisa resolver a dívida que tem com a União. Só que, para conseguir o alívio nas contas, o estado precisa se comprometer a cumprir medidas duras, como privatizações de estatais e congelamento de reajuste dos servidores.

Caso o Rio de Janeiro aceite as condições do governo federal, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos – a única estatal do estado – seria privatizada.

Acesse a matéria completa aqui.