Sindicato acompanha visita da Comissão Estadual do Benzeno ao SITEL

Nesta quinta-feira (4) a Comissão Estadual do Benzeno (CEBz) realizou uma visita técnica no SITEL – Estação de Tratamento de Efluentes Líquidos do Polo Petroquímico do Sul. O objetivo foi vistoriar a unidade de filtragem biológica dos VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis), que está na entrada do processo do tratamento dos efluentes líquidos.

Estes efluentes – que vêm das empresas do Polo – possuem Benzeno, que é cancerígeno e está presente no ar do SITEL. Sobre a exposição ao Benzeno, não há nível seguro para o contato com este agente. Os trabalhadores querem o reconhecimento pela Corsan de que este produto cancerígeno está presente na área do SITEL.

A Comissão Estadual do Benzeno é tripartite – formada pela bancada dos trabalhadores (da qual o SINDIÁGUA faz parte desde 2007), governo e patronal.