Vereador de Esteio quer entender diferença em proposta da Corsan para a PPP
O SINDIÁGUA recebeu na tarde de quarta-feira (18) a visita do vereador Leo Dahmer (PT), de Esteio. O parlamentar, que votou contra o projeto de Parceria Público-Privada (PPP) da Corsan naquele município, veio buscar informações sobre notícia veiculada no Jornal Diário de Canoas no dia 17 de julho.
No jornal consta que, em nota, a direção da Corsan teria afirmado que caso Canoas não aceite a PPP, ficará de fora do desconto a ser conquistado com a licitação da PPP.
Dahmer quer saber por qual motivo tal desconto não fazia parte da proposta para Esteio. Argumenta o vereador que lá, pelo novo contrato assinado entre Corsan e Prefeitura, a cobrança de tarifa de esgoto será a mesma que a Corsan cobra em todo o seu sistema.
A conversa também tratou se o índice a ser cobrado pela tarifa de esgoto em Esteio, de 70% sobre o consumo de água, é o mais justo para o cidadão do município, tendo em vista que o dinheiro público já bancou praticamente todas as obras necessárias para aquele sistema de esgoto.
O SINDIÁGUA garantiu ao vereador que já estão sendo dados encaminhamentos para estas e outras questões muito mal explicadas desta PPP. Não só em Esteio, mas em todas as cidades que compõem essa tentativa de privatização do esgoto na região Metropolitana da Capital gaúcha.