28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O SINDIÁGUA/RS, através de sua Secretaria de Saúde e Segurança do Trabalhador visando sempre proteger e garantir a segurança dos trabalhadores e trabalhadoras está atento às medidas de precauções e não poderia deixar de reafirmar a luta pela segurança e dignidade para a classe trabalhadora. Em meio à pandemia de coronavírus que vem devastando o mundo, fica cada vez mais claro a urgência da necessidade de valorização de quem trabalha no setor saúde ou em serviços essenciais.

O ambiente de trabalho seguro é um direito humano universal e é reconhecido internacionalmente por meio de normas da Organização Internacional do Trabalho e pelo ordenamento jurídico ainda vigente no Brasil, trabalhadores e trabalhadoras da saúde têm vivido dias extremamente difíceis diante do aumento significativo dos riscos ocupacionais no contexto atual e por muitas vezes no seu dia a dia.

Essa situação vem comprovando ao mesmo tempo a precariedade dos sistemas de proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), básicos como luvas, aventais que são rigorosamente recomendadas pelos sindicatos e conselhos profissionais agrupando-se a outras condições graves, como jornadas exaustivas, equipamentos e instalações precárias, quadro reduzido de funcionários e funcionárias, falta de medicamentos e insumos, contratos precários e outras tantas situações que aumentam a insalubridade e a penosidade do trabalho.

O sindicato trabalha unido fortemente com o Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST), para destacar a importância destes cuidados para aqueles que prestam serviços de riscos e que devem ser devidamente amparados e protegidos por seus empregadores.

A secretária de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINDIÁGUA/RS, Goreti Ferreira, ressalta a importância do uso dos EPI’s essencialmente neste período de pandemia. “Os trabalhadores e trabalhadoras do saneamento e dos demais serviços essenciais necessitam de um amplo cuidado para exercer suas atividades, pois com todas as medidas de precauções e segurança cuidamos das nossas vidas e também dos nossos familiares”, conclui.

Neste dia alusivo a Segurança e Saúde no Trabalho e em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho o SINDIÁGUA/RS, reafirma seu compromisso com a categoria realizando todos os procedimentos para que nossos trabalhadores e trabalhadoras desempenhem suas funções protegidos de maneira adequada, não somente neste momento pandêmico, mas sim em todas as situações que possam vir a expor a aqueles que atendem a população bravamente com seu trabalho.

SINDIÁGUA/RS para todos e todas!