Dia do Trabalhador/a, obrigado aqueles/as que levam saúde até sua casa!

Obrigado aqueles/as que levam saúde até sua casa!

Lembramos a passagem de mais um dia do Trabalho/Trabalhadora/or. Poderíamos aqui relembrar as grandes lutas históricas dessa data onde vários direitos foram conquistados em duras e árduas batalhas, entretanto vamos nos ater aos desafios que estamos enfrentando atualmente. Acreditamos que pouco ou quase nada temos a comemorar nesse dia, pois estamos sendo diariamente bombardeados em nossos direitos mínimos.

O mundo está enfrentando uma grave crise de saúde que requer a soma de todos os esforços, desde os que podem praticar o distanciamento social até aqueles que estão encarando corajosamente o CoViD-19 na  linha de frente.

Não podemos jamais deixar de lembrar das/os nossas/os, trabalhadores e trabalhadoras do saneamento, que incansavelmente trabalham em feriados, Páscoa, Natal, Carnaval, sábado e domingo, que para muitos podem ser até invisíveis, mas que tem a grande responsabilidade e a missão de levar saúde em forma de ÁGUA tratada as nossas casas.

ÁGUA é um bem muito precioso para a VIDA, onde temos que necessariamente lembrar que o Estado teve que cumprir o seu papel e acolher a camada mais vulnerável da sociedade, se utilizando das empresas públicas de saneamento para isentar as tarifas de ÁGUA durante a crise.

Em um momento tão delicado de nossas vidas, onde a ÁGUA é muito preciosa para a nossa sobrevivência e prevenção de doenças, nos preocupa o projeto do Governo Federal que propõe a privatização da ÁGUA. Esse bem está sendo alvo de forte investida do capital para transformá-la em simples mercadoria. O Projeto de Lei está nas mãos do Senado Federal e cabe a esse impedir que essa tragédia aconteça. Vale lembrar que esse Projeto de Lei já passou pela Câmara Federal, com forte apoio de deputados/as gaúchos/as (veja a lista completa em nosso site). Você pode ajudar pressionando os representantes eleitos pelo povo a dizer NÃO a privatização. Senadores do Rio Grande do Sul que votarão o PL do Saneamento: Lasier Martins, Luiz Carlos Heinze e Paulo Paim.

Nas mãos dos servidores públicos do Estado e Municípios temos a melhor prestação de serviços de saneamento desse Estado. O Sindiágua/RS reconhece, parabeniza e agradece a todos e todas que atendem com excelência a sociedade gaúcha nesse período tão difícil.

ÁGUA É UM BEM DE TODOS, NÃO PODE TER DONO!