Votação do PL 4162 é aprovada no senado

Foi aprovado na noite desta quarta-feira (24/06), o PL4162 projeto de lei que constitui o novo marco legal do saneamento básico facilitando a participação privada no setor. A execução deste projeto sugere a criação de um monopólio privado para a água e esgoto no país.

O novo marco regulatório anula o modelo atual de contrato entre os municípios e empresas estaduais de saneamento. Além disso, o texto aprovado estabelece também prioridade no recebimento de auxílio federal para os municípios que efetuarem concessão ou privatização dos serviços, neste caso, o item torna claro estímulo à privatização do setor.

O que muitos não sabem é que às tarifas irão aumentar consideravelmente, e a população menos favorecida irá sofrer consequências drásticas, além disso, o acesso aos serviço de água e esgoto ficará cada vez mais distante de quem mais precisa. Muitos países que aderiram a privatização chegaram a ter que escolher entre comer ou ter água, coletar água da chuva, também era considerado crime.

Os privatistas estão de olho em tudo que é nosso, tudo que é do povo e de quem se dedica diariamente ao serviço publico de qualidade. O SINDIÁGUA/RS, tem total repudio a este projeto de lei que extermina o nosso direito ao bem comum que é a água.

Agradecemos a todos pela dedicação nesta incansável luta em defesa do saneamento, não podemos parar.

A água é um bem de todos e não pode ter dono.

A LUTA CONTINUA!

Confira como votou cada senador