Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha nacional que tem o objetivo a prevenção do suicídio. O mês escolhido para essa campanha é setembro, pois no dia 10 é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria.

O suicídio continua sendo uma das principais causas de morte em todo mundo, dados recentes apresentados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 milhões de pessoas no mundo possuem depressão, os dados ainda apontam que este será o principal problema de saúde em 2050. De acordo com dados do Data SUS, no Brasil, diariamente cerca de 38 pessoas dão fim a própria vida, este número corresponde à uma morte a cada 37 minutos.

O setembro Amarelo é um alerta constante para os problemas mentais que podem levar a situações de suicídio, que podem ser desencadeadas por vários fatores, entre eles: medidas opressivas e tóxicas nas relações de trabalho, desemprego crescente, problemas familiares, entre outras inúmeras causas associadas à depressão.

A Secretária de Saúde e Segurança do Trabalhador do SINDIÁGUA/RS, Franciele Menezes, aponta que o Rio Grande do Sul segue sendo o 3º estado do país no ranking de casos de suicídio e que esses   dados causam uma preocupação cada vez maior.

“Normalmente, quando se fala em Saúde do Trabalhador somos remetidos à aspectos físicos como por exemplo, os acidentes de trabalho, ficando para segundo plano a saúde mental do funcionário, a qual deveria ser tratada como prioridade durante o ano inteiro. Seguimos sofrendo os impactos e sequelas de uma pandemia, onde sentimentos como a incerteza e o desamparo tomaram conta dos trabalhadores. A insegurança de um futuro duvidoso só intensificou com as inúmeras tentativas do Governo em seguir com o processo de privatização da Corsan, colocando os trabalhadores num estado permanente de apreensão.” Ressalta Franciele.

Além disso, a titular da pasta, destaca que o SINDIÁGUA/RS, está permanentemente na luta pela saúde dos trabalhadores e trabalhadoras do saneamento, e que o sindicato está vigilante nas condições prestadas pela empresa e à necessidade de condições adequadas de trabalho, além de um tratamento digno e respeitoso a todos os funcionários. “A saúde é uma conquista, é uma luta que dever ser travada diariamente, precisamos orientar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio”. Conclui.

O setor de Saúde e Segurança do Trabalhador do Sindiágua está sempre à disposição pelo e-mail: sst@sindiaguars.com.br.

Lute pela vida, você não está sozinho!