DIA MUNDIAL DA ÁGUA

“A sede de um homem é a fortuna de outro”

O Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância desse recurso vital para a vida no planeta. É um momento para comemorar a água como um elemento essencial para a saúde, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Também é uma chance de aumentar a conscientização sobre os desafios relacionados à água, como a escassez, a poluição e a gestão inadequada dos recursos hídricos.

Desde quando somos concebidos estamos envolvidos em água, e assim ficamos até nossa partida da terra, logo a água é de fundamental importância para nossas vidas. Aliás para todas as espécies de vida a água é essencial. SEM ÁGUA NÃO HÁ VIDA! E não estamos cuidando de nossa ÁGUA como devíamos

Vejamos, no Brasil, desde 2016, os governos vêm transformando a água em um bem que possa ser explorado pelo capital para geração de lucro, em 2020 o Congresso Nacional aprovou a Lei 14026, para ampliar o processo de entrega dos serviços públicos, e o que isso significa para a sociedade brasileira? Que a água deixa de ter um viés social, de garantir condições de vida digna para as pessoas para se transformar em mercadoria, onde a empresa que “vence uma concorrência” tem o poder de decidir quem terá água para beber ou morrer de sede. Para não morrer, basta pagar as altas tarifas, que garantem o lucro empresários que está tudo bem!

E nós como ficamos nesse cenário? A lamentar claro, o aumento do preço da água nas nossas torneiras, a precariedade da prestação dos serviços, a possível falta de qualidade nesse produto essencial para a vida na terra, impactos ambientais profundos, e com certeza não teremos tratamento de esgotos na quantidade e na qualidade que necessitam o meio ambiente e as pessoas, pois tratar esgoto é extremamente caro e delicado, coisa que a iniciativa privada não gosta. Lembremos que é uma empresa que visa o lucro, e isso faz parte da natureza das empresas.

Mas a nossa saga em defesa da água de qualidade continua, não podemos desistir de levar nossa mensagem e tentar conscientizar as pessoas do que está acontecendo no mundo das águas, dos campos e das florestas!

A ÁGUA é o bem mais precioso que temos na terra para a nossa sobrevivência, e devemos defendê-la e preservá-la, pois sem água não há vida em nosso planeta.

 

Brindemos a água, brindemos a vida!

Água é Direito e não Mercadoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 19 =