SINDIÁGUA marca presença na 17ª Plenária Estadual da CUT-RS

 

O Sindiágua/RS esteve presente na 17ª Plenária Estadual da CUT-RS, realizada nos dias 22 e 23 de agosto, em Porto Alegre,  com uma delegação composta por cinco representantes da categoria. O encontro reuniu cerca de 400 delegados e delegadas de diversas categorias, que debateram a conjuntura política e social do país e construíram coletivamente o plano de lutas da CUT para os próximos períodos.

A delegação do Sindiágua foi composta pelo presidente Arilson Wünsh, o secretário-geral, Maxson Raupp; a diretora de divulgação, Franciele Menezes, e os diretores regionais André Zarpelon e Fábio Jean Gonçalves.

A plenária começou na sexta-feira (22), com o painel “Soberania, Democracia e Direitos da Classe Trabalhadora”, que teve como convidado o professor e economista, Dr. Ladislau Dowbor. O especialista abordou os desafios enfrentados pelos trabalhadores (as) diante do atual cenário econômico, com destaque para a crescente concentração de renda no país.

No sábado (23), os debates continuaram com o tema “Desafios Políticos e Organizativos da Classe Trabalhadora”, abordado pelo  superintendente regional do Trabalho, Claudir Nespolo e pelo  representante da CUT Nacional, Quintino Severo. As discussões giraram em torno das estratégias de mobilização sindical e dos caminhos para o fortalecimento das entidades representativas dos trabalhadores.

Durante a plenária, foi apresentado e aprovado por unanimidade o Plano de Lutas da CUT-RS, documento construído com contribuições dos participantes e que norteará as ações da Central no próximo período. Também foram aprovadas a recomposição da direção estadual da CUT-RS e a escolha dos delegados que representarão o Rio Grande do Sul na Plenária Nacional da CUT.

A presença do Sindiágua no evento reafirma o compromisso com a classe trabalhadora, especialmente a que representa: os trabalhadores e trabalhadoras do saneamento, que estão abandonados pelos governos. Somente o sindicato pra lutar pelos direitos específicos desses trabalhadores.