SINDIÁGUA/RS participa de Lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento

A importância dos serviços públicos de saneamento e energia elétrica foram a pauta do evento

Na tarde desta terça-feira (15), o Sindiágua/RS participou do lançamento oficial da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento, o evento ocorreu no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados em Brasília. O encontro pautou sobre os serviços públicos de saneamento e energia elétrica e também sobre a importância das empresas públicas e da reestatização da Eletrobras, empresa estratégica para a soberania energética nacional, assim como para o controle da questão hídrica.

A Frente Parlamentar foi articulada pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) e a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), com o intuito de barrar o processo de entrega da água para grandes corporações.

O presidente Arilson Wünsch, destacou a importância da criação da Frente Nacional Parlamentar para nacionalizar a luta em defesa do saneamento. “A Frente tem esse viés, de unificar as lutas das empresas públicas de todo o país, pois o Brasil está loteado por empresas privadas, que no governo passado com o marco regulatório repartiu o país para a iniciativa privada que disputará o saneamento, a maior prova disso é que a empresa que vencedora do leilão no RS atuou sozinha, e assim sucessivamente acontecerá em todo país. A parte técnica nós vencemos e temos a convicção que sempre venceremos, porém a parte politica é do governo de plantão que possui a função de aparelhamento das entidades.” Conclui.

Estiveram presentes no lançamento, o diretor Regional Fábio Jean, Franciele Menezes Secretaria da Juventude, Gênero, Raça, LGBTQIA+ e Aposentados, Rosmeri Renzel e Francielen do Nascimento integrantes da Comissão de Mulheres do Sindiágua, além da presença de parlamentares , movimentos sociais e sindicatos do setor.