Gravataí: encontro com vereador alerta para os malefícios da privatização do saneamento

O SINDIÁGUA esteve, na tarde desta quinta-feira (14), em Gravataí. Cidade da região metropolitana de Porto Alegre, onde o prefeito Marco Alba, do PMDB, caminha a passos firmes para a privatização do saneamento. Este prefeito já promoveu evento onde contou com a presença do prefeito de Uruguaiana, onde já foi privatizado o serviço.

Conversamos com o vereador Paulo Silveira (PSB) e, além de entregar a ele diversos documentos que mostram a realidade de Uruguaiana pós privatização, também levamos documento com o inteiro teor do inquérito da Polícia Federal que transformou o prefeito de Gravataí em réu por irregularidades em processos licitatórios na Corsan, quando este era secretário estadual de Saneamento.

Da reunião com o vereador, também ficou o encaminhamento da necessidade de uma Audiência Pública onde o tema deve ser discutido. Demonstramos ao vereador que a presença de pessoas de Uruguaiana seria imprescindível para que os fatos sejam bem esclarecidos.

Estamos iniciando mais uma luta que não será fácil, pois mais uma vez não se trata de um debate ideológico sobre saneamento público ou privado. Um dos lados já tem o seu interesse bem definido.