Região Metropolitana

O Rio Grande do Sul sofre há semanas devido ao grande volume de chuva que atingiu o Estado. Além de tirar pessoas de casa, as fortes chuvas trouxeram problemas no abastecimento de água em alguns municípios Região Metropolitana de Porto Alegre. A cheia do rio Gravataí, inundou as estações de captação de Cachoeirinha e Alvorada, o que obrigou os trabalhadores a desligar as bombas, por medida de segurança. Além de trazer problemas de abastecimento nestas cidades, o município de Viamão também foi afetado, já que tem sistema integrado com Alvorada.

Ou seja, estamos com sérios problemas em duas cidades em que a Corsan têm seu trabalho contestado pelos mandatários do município. E o que a direção da Companhia faz? Nada! Além de não auxiliar de maneira decente os trabalhadores que trabalham literalmente com água no pescoço, a direção da Corsan, através de seus diretores, superintendentes e chefes de Unidade, não presta o mínimo auxílio ao nossos colegas que estão fazendo de tudo para atender a população e trabalhando em um ambiente sob péssimas condições.

Além disso, a Companhia parece não pertencer ao governo do Estado e não se comunica com outros setores do governo, como a Defesa Civil, por exemplo, com o objetivo de dar condições e equipamentos que possam ajudar nossos colegas em suas tarefas diárias e em uma situação caótica devido ao alagamento das estações.

A população, ao entrar em contato com a Companhia, em inúmeras vezes (e recebemos inúmeros relatos de moradores que entraram em contato com a Corsan) recebe informações equivocadas sobre a volta do reabastecimento e acaba por cobrar a Companhia via imprensa. Por isso, salientamos que a Assessoria de Comunicação da Corsan deve ter uma ação mais efetiva junto a imprensa para evitar ruídos no diálogo entre Companhia e população.

Num momento ímpar como o que vivemos neste momento, em que o povo gaúcho sofre e os trabalhadores tentam fazer de tudo para atender os atingidos pela questão climática, a direção da Corsan parece estar vivendo em um feriado ensolarado.

Abaixo, fotos da estação de captação de Alvorada.