SINDIÁGUA no Tribunal de Contas

Nosso Sindicato esteve no dia de hoje (27) no Ministério Público de Contas. Depois das delações da Odebrecht não há como não ser retomado o processo de investigação sobre o modo como aconteceu a privatização em Uruguaiana e São Gabriel.

Os relatos dos diretores da Odebrecht apenas confirmam tudo aquilo que nosso Sindicato afirmava na época. Que havia uma situação “estranha” entre as empresas privadas e alguns políticos. Levamos ao MPC nossa preocupação com a delação seletiva e bem orquestrada dos representantes da Odebrecht.

Eles foram cirúrgicos. Onde elês tem contrato vigente, tomaram o maior cuidado para não dizer a maneira como conquistaram o contrato. Relataram sua chegada e tentativa de conseguir contratos novos apenas em situações e municípios onde não tiveram êxito.

PPP – Parceria Público Privada
A Odebrecht dá uma aula para quem quer entender como funciona o esquema de PPPs do saneamento no Brasil. Então, levamos também ao MPC nossa preocupação com o processo que o governo Sartori, capitaneado na Corsan pelo presidente Presser, quer implementar aqui no Estado, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

As semelhanças dos processos descritos pela Odebrecht, ocorrido lá na Paraíba, é muito parecido com o que ocorreu aqui. Veja no vídeo o caso da Paraíba.