SINDIÁGUA/RS realiza encontro de representantes sindicais para definir novas estratégias

Reuniões debatem situação atual e também sobre GREVE

O SINDIÁGUA/RS promoveu entre os dias 21 e 22 de julho mais uma rodada do Encontro Estadual de Representantes Sindicais.  Foram debatidos assuntos pertinentes à campanha salarial, que se encontra em plena atividade, análise do acordo coletivo, estratégias de mobilização, recomposição salarial e assuntos diversos. A atividade ocorreu em formato virtual.

O debate oportuniza aos trabalhadores e trabalhadoras que se manifestem através de seus representantes, sobre as condições de suas áreas de atuação dentro da Companhia, os enfrentamentos do momento atual, entre elas, as avaliações que vem sendo questionada pela categoria e as diretrizes para uma possível greve.

O presidente da entidade Arilson Wünsch, acredita que as reuniões servem como mobilização da categoria e também um alerta para o governo, que nem com todas as mobilizações da sociedade e dos prefeitos sobre a questão da privatização quer respeitar a vontade popular, além disso, o acordo coletivo da categoria não vem sendo discutido e observado com o respeito que deveria ter.

Acordo coletivo

Na semana passada o Sindiágua, assinou a prorrogação do ACT para o final do mês de outubro, na oportunidade, foram esclarecidos os aspectos do acordo, bem como a expectativa da Companhia em privatizar e deixar a renovação para um possível comprador. Num primeiro momento, a direção da Cia, insinuou que a renovação fosse feita até 30 de agosto, penúltimo dia útil do mês, o que poderia oportunizar o não pagamento dos direitos obtidos no acordo atual.

“A Corsan tinha como certo a privatização e por isso deixou os trabalhadores de lado, portanto é preciso unir cada vez mais a categoria para que em conjunto sejam estudadas estratégias e ações corretas que possam garantir nosso ACT.  “Precisamos deixar os representantes sempre cientes dos seus direitos e das ações do sindicato diante da atual conjuntura.

O Objetivo é que os representantes repassem todas as informações para as bases oportunizando a reflexão e capacitando cada vez mais a categoria para que todos possam aderir à luta”, declara o presidente. A direção da Corsan não tratou do Acordo Coletivo de forma séria e responsável, pois até há poucos dias não havia sequer negociação, o presidente ressalta ainda que a pauta foi entregue em março e até agora nenhuma proposta foi apresentada. Também foi debatido sobre a reposição salarial de 12,47% referentes ao INPC, exigido pela categoria, pedido no qual não foi atendido pela direção da Corsan.

Greve

Visando a remobilização da categoria o Sindiágua esclareceu todos os aspectos de uma possível greve, e ainda orientou sobre as definições deste movimento. “Estamos construindo a possibilidade desta mobilização, nosso acordo coletivo e campanha salarial precisam estar no foco, além da privatização, este aspecto é muito relevante e deve mobilizar a todos. No dia 28 de junho, na assembleia geral realizada pelo Sindiágua, a categoria decidiu pelo estado de greve por unanimidade, agora é seguir os próximos passos sempre com consentimento dos trabalhadores” afirma o presidente da entidade.

Participaram dos encontros, as regionais, Sul, Metropolitana, Litoral, região das Missões, Serra, Planalto, região Central e Pampa, além da assessoria jurídica da entidade, representada pela Dra. Priscila Freitas e o Dr. Maurício Pedrassani.

Seja sócio

As entidades sindicais são as legítimas representantes dos trabalhadores e trabalhadoras. O SINDIÁGUA/RS visa a valorização do oficio de cada trabalhador (a), e além de lutar para manutenção dos direitos conquistados o objetivo é cada vez mais ampliá-los. Os avanços alcançados pelos trabalhadores são fruto de intensa mobilização coletiva.

Ser sindicalizado é um direito do trabalhador e um exercício de cidadania

A força da SINDIÁGUA/RS

Para que o sindicato se torne cada vez mais forte, é necessário que um número significativo de trabalhadores se associe e se sindicalize, podendo também assumir o papel dar sustentação e apoio à essa luta. A união de um sindicato facilita e torna a luta contínua e mais acessível. Cada trabalhador e trabalhadora é o elo de uma corrente construída a fim de conquistar interesses comuns.

Sindicalize-se, preencha o formulário em nosso site: ✍️

Baixe o aplicativo do Sindiágua/RS e acompanhe a vida de seu sindicato. 📱