SINDÁGUA/RS realiza Encontro Estadual de Representantes Sindicais

Privatização, conjuntura política e acordo coletivo foram destaque nos debates

Nos dias 12 e 13 de setembro, o SINDIÁGUA/RS realizou mais uma edição do encontro de representantes sindicais em Porto Alegre, com o objetivo de debater temas relevantes aos trabalhadores e trabalhadoras. Durante os dois dias de evento, a direção do SINDIÁGUA e os representantes sindicais, puderam debater sobre os enfrentamentos do sindicato no que se refere à tentativa de privatização, estratégias de luta, atual cenário político além da negociação do acordo coletivo que está em andamento, e demais assuntos pertinentes à categoria. O evento reuniu sindicalistas de todo o estado.

 

O debate traz a oportunidade para que os trabalhadores e trabalhadoras se manifestem através de seus representantes, sobre as condições de suas áreas de atuação dentro da Companhia e a dificuldade que vem sendo enfrentada por conta do sucateamento proporcionada pelo governo do estado, gerando péssimas condições de trabalho.

O presidente da entidade Arilson Wünsch, aponta que as reuniões servem também para mobilizar a categoria. O presidente destaca que a união neste momento é importante e pode refletir no futuro político do Rio Grande do Sul. “Nossa categoria é imensa, e pode ajudar a decidir uma eleição. Nossa intenção é alertar a todos e todas para que não cometam o erro de escolher representantes que repudiam nosso emprego e querem entregar nossa Companhia. Nos dividirmos agora, não é uma opção, essa eleição definirá nosso futuro”, ressalta Arilson.

O dirigente destacou ainda que a categoria se encontra em estado de greve, e poderá deflagrá-la a qualquer momento.

Acordo Coletivo

A 5º contraproposta patronal enviada pela Corsan foi apresentada para discussão dos representantes que votaram por dar continuidade a negociação. Os trabalhadores e trabalhadoras entenderam que a mesma ainda não contempla os anseios da categoria.

A intersindical, composta pelos sindicatos com trabalhadores representados nos quadros da Corsan, havia formalizado ainda na última sexta-feira, uma proposta que melhorava a proposta de número 5, enviada pelo governo do estado.  A direção da Companhia havia assumido o compromisso de avaliar o documento produzido pela intersindical e se posicionar. A recusa ou aceite da proposta dos trabalhadores, poderia ter sido objeto de discussão pelos representantes durante o encontro, contudo, até o fechamento deste boletim, nenhum posicionamento oficial foi recebido pelo SINDIÁGUA, tratando do tema.

Assembleia estatutária

No dia 13/09, foi realizada uma assembleia com objetivo de adequar o estatuto. No dia 12 o sindicato apresentou aos presentes, adequações ao Estatuto da entidade que entendiam-se necessárias. Essa seria uma excelente oportunidade para promover a discussão dos pontos a serem alterados de forma muito transparente e inédita para esse tipo de pauta. Após o debate, na segunda-feira, foram incorporadas sugestões vindas dos representantes das bases.

Na terça-feira, tivemos a assembleia e a primeira pergunta para os associados e associadas foi se poderia ser votado naquele momento ou transferido para outra data, os presentes a assembleia se sentiram em condições de fazer a votação. As adequações e alterações foram aprovadas por maioria dos presentes.  Algumas pessoas foram contrárias às adequações e modernização de nosso estatuto.

Segue em anexo as alterações aprovadas que passarão pelo devido registro em cartório e depois disponibilizada, no portal do associado no site do Sindiágua. Lembrando que as alterações entrarão em vigor em janeiro de 2023.

ATO EM DEFESA DA CORSAN PÚBLICA

Para dar um rumo na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho, para a próxima quinta-feira (22/09), o SINDIÁGUA/RS convoca ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA e ato em defesa da Corsan pública. O movimento “RS pela Água” que marcou o dia 28 de junho deste ano, toma força e retorna para mobilizar a categoria e a sociedade civil.

A Assembleia Geral será realizada no Clube Farrapos em Porto Alegre com primeira chamada para as 8:30h.

Novamente o sindicato se une com várias entidades sociais para convocação marcada para a próxima quinta-feira. A caminhada inicia às 13 horas em frente a prefeitura de Porto Alegre, segue até o Tribunal de Contas do Estado e finaliza com abraço simbólico à sede Companhia Riograndense de Saneamento.

A organização do evento estima que pessoas dos mais de 300 municípios atendidos pela Corsan e demais empresas públicas que também são alvos da tentativa de privatização, estarão presentes no ato.

“As entidades novamente estão mobilizadas para esse grande ato esperado para quinta-feira que vem, estamos nos aproximando das eleições e precisamos abrir os caminhos de quem ainda não se decidiu, queremos ainda mostrar a importância da água e da Corsan públicas, e enquanto tivermos tempo para essa luta, estaremos fazendo, seremos incansáveis e queremos mostrar para a sociedade quem está do nosso lado.” Ressalta o presidente da entidade.

Estão somadas ao movimento Entidades como o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), o Levante Popular da Juventude, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), entre outras de diferentes seguimentos.

 

Candidatos reafirmam compromisso contra a privatização

Os Candidatos ao Governo do Estado, Carlos Messalla (PCB), Vieira da Cunha (PDT) e Edegar Pretto (PT), estiveram presentes na atividade do Sindiágua/RS. Ambos abordaram as pautas da privatização reafirmando o compromisso com a categoria em não privatizar a estatal, além de diversas pautas de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras. Na oportunidade, os representantes entregaram aos políticos uma carta compromisso com o saneamento e Corsan pública. O documento entregue contém informações técnicas sobre a capacidade da Companhia em cumprir o Marco Regulatório.

Os candidatos também foram convidados para participarem do ato na próxima semana.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 10 =