FÓRUM SOCIAL MUNDIAL PORTO ALEGRE 2023

Frente Parlamentar e Sindiágua promovem seminário em defesa da água pública

A Frente Parlamentar em Defesa da Água Pública, da Assembleia Legislativa do RS, junto com o Sindiágua, promove na próxima terça-feira (24), às 14h, Seminário em Defesa da Água Pública. A atividade ocorre no plenarinho da Assembleia Legislativa, durante a edição 2023 do Fórum Social Mundial (FSM).

Para o deputado Jeferson Fernades, que preside a Frente Parlamentar, a bancada petista sempre esteve em luta em favor da água pública. “Mais do que nunca, com as ameaças que o setor vem sofrendo nos últimos tempos. Agora, com um novo governo que oferece melhores perspectivas, é hora de pensarmos juntos e planejarmos o reforço do saneamento sob o domínio público” disse.
O evento apresenta o debate acerca do tema da água pública e saneamento no Rio Grande do Sul com o objetivo de dialogar sobre a pauta e o Novo Marco Regulatório do Saneamento vigente. De acordo com o presidente do Sindiágua/RS Arilson Wünsch, após um ano de inúmeras lutas contra a privatização da Corsan, o evento é uma oportunidade para debater com nomes importantes na atuação da luta em defesa da água pública.

“O FSM aproxima da sociedade pautas que defendem a soberania dos povos, entre elas a defesa da água que é um bem finito indispensável para a vida, meio ambiente, direitos e democracia, além disso, propõe grandes debates a fim de esclarecer as principais dúvidas pertinentes a organização de mobilizações. O dirigente destaca ainda que o movimento em prol da água publica continua, pois o que se enxerga no horizonte é a finitude deste bem tão significativo para a humanidade. Importante destacar também, a pressa escancarada por parte do Governo do Estado em vender a Companhia e seus números falaciosos apresentados aos órgãos fiscalizadores” completa, Wünsch.

O FSM acontecerá nas dependências da Assembleia Legislativa. Os organizadores informam que este não é o evento centralizado chamado pelo Conselho Internacional do Fórum Social Mundial. Trata-se de um evento regional de caráter mundial.

Pelo exíguo tempo de convocação e mobilização, esta edição de 2023 irá concentrar a sua dinâmica na realização, em parceria com a AL/RS, de atividades autogestionadas e de convergências nos dias 23 e 24, na Marcha no dia 25, no Seminário Internacional nos dias 26 e 27 e no Festival Social Mundial no dia 28 no Parque da Redenção.

Para participar basta se inscrever pelo link:

https://www.fsm.org.br/inscricao

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)

Colaboração: Sindiágua/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 14 =