Quem luta junto, conquista mais! Urbanitários realizam o 12º ENU no Rio de Janeiro
O Sindiágua/RS participou do 12º Encontro Nacional dos Urbanitários (ENU), que ocorreu entre os dias 14 e 16 de agosto e reuniu representantes das principais entidades do setor, como a Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), Federação Regional dos Urbanitários do Centro-Norte (FURCEN), Federação Regional dos Urbanitários do Sudeste (FRUSE), Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE) e Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente (FENATEMA). Este encontro marcou um momento crucial para a organização da categoria, que representa os trabalhadores dos setores elétrico, saneamento, gás e meio ambiente.
Com o lema “Quem luta junto, conquista mais!”, o 12º ENU se destacou como um espaço de reflexão e debate sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores do setor. Entre os temas centrais estavam a defesa dos direitos trabalhistas, a preservação das empresas públicas de energia e saneamento, e as ameaças crescentes das privatizações que colocam em risco a soberania nacional e o acesso universal à água e ao saneamento.
Além dos debates, o encontro contou com a presença de especialistas nos setores abrangidos pelo ramo urbanitário, bem como representantes de movimentos sociais, que ofereceram análises detalhadas do cenário atual. Um momento de grande importância para a categoria, que pôde discutir estratégias e ações para enfrentar os desafios impostos pelo cenário político e econômico atual.
Nos debates temáticos, a primeira mesa abordou o processo de privatização das empresas públicas de saneamento, com foco nos casos mais recentes de privatização ou com editais já lançados, como nos estados de São Paulo, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Sul, entre outros. Debate fundamental para a compreensão dos impactos dessas medidas na vida dos trabalhadores e na qualidade dos serviços oferecidos à população.
O presidente Arilson destacou que durante o encontro, ficou claro que a união e a resistência são fundamentais para garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores e a preservação das empresas públicas. “Cada discussão e intervenção, reforçou a convicção de que somente através da mobilização coletiva podemos enfrentar as ameaças de privatização e defender a soberania nacional. Como bem destacado por muitos dos presentes, ‘quem luta junto, conquista mais’ — e é essa força coletiva que nos permitirá seguir avançando em nossas reivindicações e na construção de um futuro mais justo para todos e todas. O 12º ENU reafirmou o compromisso da categoria urbanitária na defesa de seus direitos e na luta pela manutenção das empresas públicas, reforçando a mensagem de que a união é a chave para grandes conquistas”, conclui Wünsch.
Ainda no Congresso da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU), o presidente do Sindiágua/RS foi reeleito para um mandato de mais quatro anos à frente da pasta de Administração e Finanças da CNU. Nessa sexta-feira, o congresso prosseguiu com a realização da plenária da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).
Representando o Sindiágua/RS estiveram presentes também diretora regional Franciele Menezes e os diretores Fábio Jean e André Zarpelon.
FOTOS: FNU