Encontro Estadual do Sindiágua/RS reúne cerca de 150 delegados em Porto Alegre

 

O SINDIÁGUA/RS reuniu nesta quinta-feira, 07 de agosto, cerca de 150 delegados (as) sindicais, em Porto Alegre, em seu Encontro Estadual de Delegados (as). O evento segue até amanhã (8), com foco central na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT‑1), atualmente em discussão com a empresa.

A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente da CUT/RS, Amarildo Cenci, que abordou a conjuntura política nacional e internacional, destacando como as decisões econômicas globais afetam diretamente a vida da classe trabalhadora brasileira. Em sua fala, Cenci criticou o Tarifaço e seus impactos no poder de compra e na qualidade de vida da população.

O principal tema do encontro, o ACT‑1contou com a participação da Assessoria Jurídica do Sindicato, representada pelo escritório COP Advogados, e os membros da Comissão de Negociação, escolhidos em Assembleia: Valéria Costa, Marcelo Fanfa e Valmir Ludwig.

A Comissão relatou as dificuldades enfrentadas na primeira negociação após o processo de privatização. A proposta da empresa para o novo acordo tem causado forte preocupação entre os trabalhadores: das 113 cláusulas existentes, a proposta atual prevê quase 70 cortes, o que representa um grave retrocesso em direitos historicamente conquistados.

Durante os debates, os delegados puderam esclarecer dúvidas sobre pontos que têm gerado insegurança na categoria, como o Vale Rancho, o IPE para aposentados, o auxílio-educação, jornadas de trabalho, o programa Trilhas, insalubridade e pré-aposentadoria.

O presidente do sindicato, Arilson Wünsch, reforçou a importância da mobilização e da unidade da categoria frente à tentativa de retirada de direitos. “ A nossa organização é o que nos fortalece na mesa de negociação, conseguimos que  o nosso ACT -1, vencido em 29 de julho, fosse prorrogado até 31 de agosto, enquanto as negociações seguem em andamento com a empresa. Estamos trabalhando para chegar a um acordo garantindo o máximo de direitos já conquistados”, afirmou.

Encontro segue amanhã

O segundo dia do encontro, nesta sexta-feira (8), deve aprofundar os debates iniciados hoje, com encaminhamentos práticos para fortalecer a luta sindical diante da proposta de ACT apresentada.