Atividades marcam o Dia Nacional de Luta Contra Exposição ao Benzeno

O dia 5 de outubro tornou-se, em todo o país, o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno. A data é também uma homenagem ao companheiro Roberto Krappa, operador da RPBC, que morreu em 5 de outubro de 2004, vítima de leucemia mieloide aguda, em decorrência da alta exposição à substância benzeno.

Nesta quinta-feira o SINDIÁGUA (5) reuniu-se com os trabalhadores do SITEL para um momento de reflexão e debate sobre esse importante tema. Além da mobilização que ocorre todos os anos nas dependências do SITEL, o Sindicato realizou um ato na sede da Corsan, em Porto Alegre, onde buscou alertar à direção da Corsan sobre o risco que os trabalhadores do SITEL enfrentam ao serem expostos ao benzeno, assim como a busca por uma maior atenção da diretoria da Companhia sobre este problema que afeta gravemente a saúde dos trabalhadores.

Origem da data
No dia 5 de outubro de 2004, por ter trabalhado exposto ao benzeno, faleceu o técnico de operações da refinaria Presidente Bernardes, de Cubatão (RPBC), Roberto Viegas Kappra. Kappra tinha somente 36 anos e faleceu vítima de leucemia mieloide aguda, deixando esposa e dois filhos. A perda deste companheiro, deu-se em um prazo muito curto, pois entre o diagnóstico e o óbito passaram-se somente 22 dias.

Recordando esse trabalhador que nos deixou muito cedo, o dia 5 de outubro passou a ser uma data para reflexões a respeito das nossas exposições ao cancerígeno benzeno e as respectivas respostas que cada empresa cadastrada para uso deste produto emprega no cumprimento do Acordo e Legislação em seus meio ambientes do trabalho.

No dia 28/9, o SINDIÁGUA participou de reunião da Comissão Estadual do Benzeno-RS (CEBz), com representantes das Bancadas do Governo, Empresas e Trabalhadores, os GTBistas da Innova, Braskem UNIB, SGS, Corsan/Sitel e REFAP, entre outros cipeiros e sindicalistas.

Confira um resumo.