MÊS DE LUTA DAS MULHERES

4ª Jornada Feminista Plurissindical terá diversas atividades em março; palestra-espetáculo “Menopausa sem vergonha” acontece dia 3/3, no Sintrajufe/RS

O Sintrajufe/RS e entidades parceiras promovem, em março, Mês de Lutas das Mulheres, a 4ª Jornada Feminista Plurissindical. Serão diversas atividades, tratando de temas como saúde, combate ao assédio, serviços públicos e cultura. A Jornada é organizada pelas dirigentes dos seguintes sindicatos: Sintrajufe/RS, Sindipetro/RS, Sindiágua/RS, Semapi/RS, SindBancários/POA, Fetrafi e Sindicato dos Bancários do Litoral Norte.

As atividades gerais do Dia Internacional de Luta das Mulheres estão sendo debatidas e definidas no Fórum Estadual de Mulheres do 8 de Março Unificado. Essa instância conta com a participação de centrais sindicais, sindicatos, como o Sintrajufe/RS, movimentos sociais e outras organizações.

Dia 3, na sede do Sintrajufe/RS, será apresentada a palestra espetáculo “Menopausa sem vergonha”

A programação da Jornada Feminista Plurissindical de 2023 terá início com a palestra espetáculo “Menopausa sem vergonha”, às 19h30min, no Salão Multicultural Alê Junqueira, na sede do Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre). O projeto é realizado por Márcia Selister, educadora física, professora de yoga e yoga dance e palestrante, com produção de Cecilia Daudt e a orientação cênica de Adriane Azevedo.

Em forma de monólogo e interpretado pela própria autora, o espetáculo conta com textos, reflexões, depoimentos, música e dança. A atividade busca torna mais fácil a compreensão e a memorização de um conteúdo cheio de tabus e pouco falado pelo público feminino, a menopausa.

A entrada é gratuita e aberta a pessoas da categoria e das entidades parceiras. Não é necessário inscrição prévia. Quem quiser pode contribuir, a título de ingresso solidário (voluntário), com absorventes higiênicos que serão encaminhados para doação.

Programação da 4ª Jornada Feminista Plurissindical

3/3, sexta-feira, às 19h30 (presencial) – Palestra espetáculo: Menopausa sem vergonha, com Márcia Selister. Local: Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre/RS). Ingresso solidário (voluntário): absorventes higiênicos para doação
8/3 – quarta-feira, às 9h (presencial) – Lançamento atividade de formação – Assédio à mulher trabalhadora: construindo ambientes de trabalho seguro. Local: Sede do Semapi (Rua Alexandrino de Alencar, 83, Bairro Azenha, Porto Alegre/RS)
8/3 – quarta-feira (presencial) – Atividades durante o dia todo, em horários e local a serem informados. No final da tarde, Marcha das Mulheres em Porto Alegre
10/3, sexta-feira, às 20h (presencial) – Palestra espetáculo: Menopausa Sem Vergonha, com Márcia Selister. Local: Sindicato dos Bancários do Litoral Norte, Rua Barão do Rio Branco, 001, Osório/RS. Ingresso solidário (voluntário): absorventes higiênicos para doação
16/3, quinta-feira, às 19h (virtual) – Roda de conversa: Como a privatização do saneamento pode afetar a vida das mulheres. Organização: Sindiágua/RS
18/3, sábado, (presencial) – Feiras, palestras e atividades culturais. Local e horário a definir. Organização: Sindbancários POA
24/3, sexta-feira, às 17h (virtual) – Papo Direto Online Sindipetro/RS: Nunca mais sem nós
26/3, domingo, às 15h (presencial) – 3º Encontro de Mulheres Feministas do Litoral Norte. Organização: Sindibancários Litoral Norte (Av. Itália, 3616, Balneário Pinhal/RS)
31/3, sexta-feira, às 19h30 (presencial) – Show musical com Marietti Fialho. Local: Sintrajufe/RS (Rua Marcílio Dias, 660, Menino Deus, Porto Alegre/RS)

Entidades sindicais se unem em torno de pautas das mulheres trabalhadoras

A Jornada Feminista Plurissindical começou a ser gestada em janeiro de 2020, quando dirigentes das entidades sindicais produziram uma agenda coletiva para março daquele ano. O objetivo era promover atividades no Mês de Luta das Mulheres, ocupando os espaços dessas entidades, otimizando custos, potencializando públicos e unificando pautas e lutas, contemplando ações variadas, como debate, arte, formação e ações de rua.

Na primeira edição, além de panfletagens e participação na “Marcha das Mulheres: Pela vida das mulheres, contra as violências. Por empregos, salários e aposentadorias. Fora, Bolsonaro, Eduardo Leite e Marchezan”, em 9 de março, foi realizado, no dia 11, o debate “Violências de gênero no mundo do trabalho”, na sede do Sintrajufe/RS, com transmissão ao vivo. Então, vieram as restrições impostas pela pandemia e, as demais atividades migraram para o formato online.

A Jornada ultrapassou o mês de março. Durante todo o ano de 2020, foram promovidas atividades de formação e debates sobre temas como mulheres no mundo trabalho, movimento sindical, educação antirracista, patriarcado, opressões contra as mulheres, reformas e desigualdade de gênero e raça. Devido à pandemia, as atividades foram realizadas em forma online.

Em 2021, a Jornada integrou ações de preparação para o 8 de Março, como passagem de carro de som e colocação de faixas e cartazes em Porto Alegre e cidades do interior, com frases reforçando as lutas das mulheres e da classe trabalhadora. Foi promovida uma extensa programação, totalmente adaptada ao formato online, com conversas abertas, lives e atividades culturais. Ao longo do ano, foram promovidos debates online, além do Ciclo de Leituras Feministas.

A terceira edição da Jornada Feminista, em 2022, ainda se manteve em formato virtual. A programação contou com apresentações culturais, além de debates com temas como saúde, mulheres nos espaços de poder, vivências e vida profissional sob perspectivas de mulheres negras e periféricas. No 8 de Março, as entidades integraram as atividades que ocorreram durante todo o dia, no Largo Glenio Peres, em Porto Alegre, e que tiveram como mote “Pela vida das mulheres: Por um Brasil sem machismo, racismo e fome, Fora Bolsonaro, Bolsonaro nunca mais”.

O Sintrajufe/RS divulgará as informações detalhadas sobre as atividades específicas em seus meios de comunicação. Acompanhe, divulgue e participe!

FONTE: SINTRAJUFE/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =